Café da manhã! A oportunidade de começar o dia bem!

Particularmente, o café da manhã sempre foi a minha refeição favorita… amo aquela mesa recheada de coisas gostosas, saudáveis e energéticas. Mas também amo, poder degustar com calma…

Após uma noite sem se alimentar, o organismo necessita de nutrientes e energia para  as atividades do dia. O que dizer então de uma criança que está se desenvolvendo e gastando muita, muita energia, não é mesmo?! ( porque os bebês também gastam muita energia no processo de crescimento e desenvolvimento).

O segredo de um café da manhã gostoso e saudável está na variedade dos alimentos. Então, costumo pensar assim:

– Precisa ter uma porção de carboidrato , de preferência integral, que fornece mais nutrientes e uma saciedade maior, além, de aumentar a glicemia em doses mais lentas do que o pico energético que farináceos brancos nos dão. Eu uso, os sem adição de açúcar, tanto para mim ( que sou diabética) quanto para os meus pequenos.

-Precisa ter  frutas, que são ricas em fibras, potássio e vitaminas. E precisa um alimento derivado do leite ( e aqui vale soja, cabra, etc).

Como tenho um filho de 3 anos e um bebê de 6 ( quase 7) meses, preciso de diferentes alimentos para oferecer.

Para a bebê de 6 meses, ofereço sucos naturais: laranja, acerola, morango, maça, pera… sem adição de açúcar. Ou água de coco.  

Para o meu filho de 3 anos faço as seguintes combinações:

– Sanduichinho de pão integral, com uma fatia de queijo. Suco ( fruta) e um iogurte.

– Frutas ( geralmente maça, banana e mamão) picadinhas, bolachinha água e sal e água de coco

– Batida de fruta com leite e uma torradinha ( torro o pão no forno com azeite de oliva e alecrim para aromatizar)

– Banana amassada com aveia e mel e chá gelado ( faço em casa com saquinhos de chá a gosto, deixo o chá esfriar e coloco na geladeira)

– Omelete com cogumelos ( ou o que a criança gostar), torradinha e suco

– Pão com cream cheese, uma fruta e um iogurte.

Aqui como falei uso as versões integrais, e as porções são pequenas, para o caso de ele querer repetir.

Um prato que funciona muito aqui em casa é o “ovo mexido de hotel”:

–  2 ovos batidos

– um pouco de fermento

– 2 colheres de leite ( eu uso o leite de soja para uso culinário)

– temperos a gosto

– um pouco de manteiga derretida

Misturo tudo e coloco em uma frigideira pré aquecida. Deixo ela cozinhar um pouco e quando começa a crescer, mexo para não queimar. Fica umas “pelotas” de ovo lindas, dessas de hotel mesmo. Meu filho ama comer com pão!

 

Lanches:

Procuro usar frutas a maior parte das vezes, principalmente para a bebê, porém, diversifico no preparo, ao invés de dar banana amassada, maça raspada, pera, etc, faço umas papinhas aquecidas, conforme abaixo:

 

*Cozinho banana com suco de laranja ( coloco umas 3 gotinhas de limão para não ficar preto), deixo ficar como um mousse. Retiro do fogo e para a bebê dou assim, depois de frio, para o mais velho, acrescento coco ralado e nozes picadas.  Sucesso aqui no nosso lar!

*Cozinho maças, com um cravo e um pedacinho de canela, deixo a maça bem molinha, em ponto de amassar. Retiro o cravo e a canela ( que só saborizam), a casca da maça e amasso a polpa, sirvo morninha.

* Mamão, maça e suco de laranja cozidinhos , acrescento aveia ( para o mais velho)

 

Uso muito chá aqui em casa, Lucas prefere geladinho, então, nos lanches da tarde, uso chá, suco, água de coco… evito leites e bebidas prontas ( e isso para os dois) . Os lanchinhos da tarde do Lucas são: 

* Broa caseira com manteiga, suco e fruta

* Bolo integral ( passarei receitas em breve), chá e fruta

*Pão de queijo , suco  e fruta

* pastel assado ( faço uma massinha , recheio e congelo – receita em breve) , água de coco e fruta

* sanduíche natural com alface e rúcula, chá e fruta

Enfim… mudo sempre o sabor do chá ( que deixo pronto na geladeira para facilitar), e a fruta que ele vai comer. E o que ajuda muito, é que sento com eles e como junto ( nem que seja só a fruta ou um chá), arrumo o prato bonitinho ( postarei fotos ), faço festa quando comem bem, e também respeito quando dizem que “já chega”.

A Isabel, ainda não está liberada para pãezinhos, mas com ela, uso os sucos , chás e papinhas frias e cozidas. Invento todo dia alguma coisa.

Ah, a torradinha que faço é assim: Pego pão integral em fatias, coloco no forno pré aquecido, por uns 10 minutos, retiro, viro as fatias e jogo um fio de azeite de oliva e algumas folhinhas de alecrim, ou orégano. Levo ao forno por mais um tempinho, até ficarem douradinhas e crocantes. Retiro do forno e deixo esfriar.

Costumo servir com o ovo mexido de hotel, ou com um patê de atum ( misturo uma lata de atum, com iogurte desnatado natural, coloco sal, e ervas e mexo bem).

Bom…espero mesmo que essas idéias possam fazer a criatividade de vocês ficar ainda mais evidente! 

Aceito sugestões e críticas, visto que não sou nutricionista, apenas uma mãe que busca uma vida mais saudável e sem industrializados ou açúcar para os filhos.

                                   Image

Deixe um comentário