Dicas para fazer seu filho comer melhor

Fazer uma criança comer bem é relativo, pois cada mãe e pai sabe do seu filho melhor do que ninguém, e o filho sabe dele mesmo melhor que nós pais, então… eles nos sinalizam se sentem mais ou menos fome, e muitas vezes, se não aceitam a comida ( ou a quantidade toda que colocamos no prato) é porque para eles o que foi ingerido é o suficiente.

Vale também dizer,que jamais devemos oferecer doces e guloseimas como recompensa por comer direito, pois desta forma, estamos ensinando além da manipulação para conseguir o que se quer, que doce é recompensa para qualquer coisa, e jamais deve ser. Costumo dizer que açúcar é veneno, e não agrado.

Bem, aqui em casa, felizmente, tenho 2 pequenos que comem bem, o mais velho, levo para a cozinha comigo ( longe de riscos) para me ver cozinhar e me auxiliar na preparação dos pratos. Desde bebê ele ficava no carrinho me olhando cozinhar, enquanto eu conversava e explicava o que a “mamãe estava fazendo”. Ele gosta muito de cozinhar, e suas brincadeiras preferidas são as de fazer comidinhas. Bem… sempre cuidei de algumas coisinhas, que para nossa família auxiliaram no momento de inserir novos alimentos para eles. Vale ressaltar que são dicas, e não obrigações. Volto a dizer, cada criança é uma criança, e cada pai ou mãe sabe de seu filho, o post aqui, é só para dar idéias, ok?!

 

1. Exemplo é o que cria bons hábitos. Assim como o comportamento de nossos filhos, a alimentação vem pelo exemplo. Se seu filho vê que você come frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, acabará querendo experimentar  e  baseará sua alimentação na sua. Por isso, cuide com o exemplo que está dando para as crianças.

 

2. Cuide da aparência das comidas que serve, pratos coloridos, chamam muito a atenção. Vale aqui, criar figuras, bichinhos, carinhas nas comidas. Para os bebês, quando amassar os legumes, procure não misturar tudo, pois fica com cara de algo “gororoba”, chamar atenção para as cores, é sempre uma boa opção.

Image

 

3. Respeite sempre o tempo que a criança leva para comer. Se você tem compromisso e seu filho come mais devagar do que o esperado, dê a comida um bom tempo antes. Jamais apresse seu filho, a pressa é um mau hábito adulto, e que precisa levar em consideração que uma boa refeição, deve ser feita de forma prazerosa e degustada com todo o sabor que ela contém. Permita isto ao seu filho.

 

4. Crie uma rotina …não necessariamente , de horários, mas uma rotina que faça a criança entender que ela tem momentos para se alimentar. Aqui em casa, temos o café da manhã, o lanche do meio da manhã ( porque eles acordam super cedo), o almoço, o lanche da tarde, e o jantar. No almoço, tem sobremesa, geralmente uma fruta servida de forma diferente. Desta forma, o organismo da criança se adaptará para ter fome nestes momentos. Não ofereça guloseimas nestes intervalos, isto prejudica a boa alimentação no horário que for servido. E ofereça água ao longo de todo o dia.

5. Não force, nem castigue a criança caso ela não queira comer. A criança entenderá que se alimentar é algo ruim, que não dá prazer, e portanto, quando adulto, habituará o organismo , a compensar qualquer situação ruim com comida.

 

6. Jamais dê doces, Fast Food, como recompensa por “tirar sangue”, fazer vacina, fazer exames, ir ao médico…. a criança entenderá que doces aliviam dores, e aprenderão a não sentir aquilo que estão sentindo. Tomar vacina dói… e esta é a realidade, que não é amenizada por doces.

Ensine ao seu filho a importância de saber identificar seus sentimentos. Desta forma, ele saberá quando tem fome, e quando está satisfeito, saberá que está triste, e não que quer comer chocolate. E permita que ele diga á você a quantidade de comida que quer em seu prato.

Bons hábitos alimentares começam na infância, dê atenção a isto, fique com seu filho na hora da alimentação, acompanhe sua rotina, esta é a melhor forma de saber o que seu filho necessita. E sempre, sempre, sempre, seja o exemplo na vida dele!

Image

Um pensamento sobre “Dicas para fazer seu filho comer melhor

  1. Adorei!!! Confesso que parei para analisar…e as vezes o almoço sai meio “gororoba” ! Vamos fazer pratinhos coloridos e atrativos! Beijos!

Deixe um comentário