Papinhas para Bebês

Longe dos blogs a algum tempo, devido a maternidade “dupla”, e as inúmeras tarefas que esta fase nos exige, comecei a trocar algumas informações e idéias com amigas com filhos pequenos, e algumas delas, me pediram para escrever as receitas, as idéias, enfim, um pouco daquilo que funciona com meus filhos quando o assunto é comer! 

Pois bem… uma boa papinha ( em termos nutricionais) precisa ter alimentos frescos, higienizados e conter uma porção de carboidratos ( batata, batata salsa, macarrão, arroz…), uma porção de proteína ( carnes em geral) e duas a três de legumes e verduras.

Mas claro, que a comida precisa ser gostosa, então, para temperá-la, costumo utilizar temperinhos frescos da horta como salsinha e cebolinha, alho, ervas secas como coentro, orégano, manjericão e utilizo o gengibre em pó ( que não deixa gosto quando usado com cautela, mas que ajuda muito no sistema imunológico do bebê). Não utilizo sal, e isto é bem pessoal!

Bem, dito isto, segue uma receita de papinha que foi sucesso aqui em casa:

Cozinhei: uma batata média, metade de uma cenoura, uma folha de espinafre e um pedacinho de peito de frango. Acrescentei ervas de provence ( que consegue-se encontrar em qualquer supermercado).

Bati tudo no liquidificador, incluindo a água do cozimento ( que sempre coloco pouquinha), pois como ela tem apenas 6 meses, e come melhor a comida liquidificada, faço isso. E pronto! Rendeu dois potinhos de 150 gramas.

 

Para a sobremesa  ( as vezes dou e as vezes não, depende da fome dela) fiz a seguinte papinha:

Papinha de ameixa e damascos

Cozinhei 3 ameixas secas e 2 damascos por uns 8 minutos mais ou menos com um pouco de água. Liquidifiquei e servi! 

É uma ótima alternativa para crianças que tem o intestino preso, além de ter nutrientes essenciais para o desenvolvimento deles. O damasco é rico em beta-caroteno, fibras, vitamina A, E, e ferro, que têm muitos benefícios para a pele e cabelo e combater muitas doenças, contêm também grande quantidade de pectina e celulose, e tem baixa caloria.

A ameixa seca tem altas taxas de vitaminas, minerais, antioxidante e fibras. Um pouco mais calórica, e não deve ser dada com muita frequência pois pode causar cálculos renais. ( isso em grandes quantidades)

 É isso… espero que ajude a alguma mamãe ou papai , ou cuidador , a ter uma ideia para variar as papinhas.

 Nada substitui o valor de um alimento caseiro, sem conservantes e preparado com amor. Não desista, pode ser que seu filho não coma tão bem quanto supostamente “deveria”, é necessário muitas vezes adaptar o paladar deles ( assim como acontece conosco né?!) e isso exige uma certa dose de paciência e persistência!

ImageImage

 

Deixe um comentário